domingo, 17 de janeiro de 2016

Você sabe o que é a gravidez psicológica?

Você sabe o que é a gravidez psicológica?

Síndrome rara que acomete mulheres e até homens. A paciente acredita que está grávida e sente sintomas de uma gravidez real



Enjoos, aumento do volume abdominal, produção de leite e ausência de menstruação. Em alguns casos podem até sentir a barriga mexer como se realmente existisse um bebê. Esse são típicos sintomas de uma gravidez. No entanto, isso também pode indicar a: pseudociese. Mais conhecida como gravidez psicológica, a síndrome rara acomete mulheres e até homens, sendo este último caso mais raro ainda. O sujeito acredita incontestavelmente que está grávida e até passa a sentir sintomas de uma gravidez real.

De acordo com a psicóloga do Hapvida, Marcela Clementino, assim como a própria mãe costuma perceber sintomas de uma gravidez normal, na pseudociese também. “Os sintomas são percebidos primeiramente por quem tem este transtorno, mas devido as alterações hormonais e mudanças corporais logo outras pessoas também percebem. A gravidez é comprovada por meio dos exames de pré-natal, em que se quer examinar a saúde do bebê, mas não o encontra”, relata a psicóloga.

Os sintomas da gravidez psicológica são os mesmos da gravidez normal. Todo sujeito é único no mundo, e sua vida, sua saúde, seus comportamentos e o seu emocional contempla aspectos biológicos, sociais e psicológicos. “Estes três fatores através da sua relação, se interinfluenciam e formam o ser humano. Deste modo, na gravidez psicológica o ser humano pode estar com problemas emocionais que influenciam o corpo físico, o biológico, então, o sistema neuroendócrino, que é responsável pela produção de hormônios, recebe estímulos. E por estresse, ansiedade e até mesmo a pressão social e familiar podem influenciar o hipotálamo, que controla a liberação desses hormônios, fazendo com que os mesmos sejam liberados como se esta fosse uma gravidez real tendo como consequência os sintomas conhecidos por todos”, explica Marcela Clementino.

Segundo a psicóloga do Hapvida, não há como definir um perfil de sujeito que é acometido pela síndrome “mas em estudos de mulheres que já tiveram a pseudociese é encontrado sintomas de depressão, solidão, baixo autoestima, desejo intenso de engravidar, medo intenso de engravidar, situação de abuso sexual na infância, estar na menopausa ou ser fértil e ainda desejar filhos”, ressalta Marcela.

Para o tratamento, segundo explica Marcela Clementino, é importante o acompanhamento com uma equipe multidisciplinar em que esteja presente um psiquiatra, endocrinologista e psicólogo. “É necessário o cuidado com a saúde mental, e um tratamento hormonal para aos poucos retirar os sintomas do transtorno como a produção de leite, a amenorreia entre outros. Além do acompanhamento médico, é essencial o apoio familiar para retirar este sujeito dessa situação”, conclui.

Dica: é comum a mulher achar estar grávida?A psicóloga do Hapvida sinaliza que existem as mulheres que tem um medo intenso de engravidar e que adquirem por também ter o seu sintoma somatizado, e externalizado no corpo. “O porque ocorre deve ser estudado individualmente, pois a gravidez psicológica não apresenta uma causa, mas várias. E para concretizar o diagnóstico o paciente deve obrigatoriamente acreditar e achar que está grávida”, finaliza.

2 comentários:

  1. Eu nunca achei que isso acontece com pessoas, mas sei que acontece com animais. Minha cachorra sempre perto do cio tem gravidez psicológica, ela se esconde, cava várias "caminhas", fica mais quietinha e adota alguns bichos de pelúcia como se fossem seus filhotes. É algo muito interessante, boa postagem!
    Beijos! | our-ease.blogspot.com

    ResponderExcluir