sábado, 16 de janeiro de 2016

Cabelos ressecados: Siga algumas dicas para recuperar os fios

Cabelos ressecados, nunca mais !


1° -  Use o xampu adequado


O cabelo ressecado por conta de tratamentos químicos (tintura, luzes ou progressiva, por exemplo) tem o seu pH alterado, ficando mais alcalino que o normal. "Isso faz com que as escamas fiquem mais dilatadas e sofram com maior intensidade os efeitos do sol e da poluição, fatores que deixam o fio ainda mais ressecado". A maior parte dos xampus tem o pH alcalino, o que piora este quadro. "O ideal para evitar esse tipo de dano é utilizar xampus que tenham substâncias que equilibram o pH, tal como o ácido glicólico, que torna o xampu mais ácido". "No entanto, os xampus de pH neutro (e não ácido) são os indicados para cabelos tratados com química, seja permanente, alisamento, tinturas ou clareamento."

Esses produtos devem ser usados de forma preventiva, mas também ajudam a reverter o ressecamento. Dessa forma, fique atento aos rótulos dos xampus e olhe com atenção para os seus fios, principalmente após fazer química. 

2º - Condicionador para o seu tipo de cabelo
O objetivo de condicionar os cabelos é simular o sebo normal produzido pelo couro cabeludo para tornar os cabelos mais fáceis de pentear, brilhantes e macios. Também são úteis no recondicionamento de cabelos danificados quimicamente por excesso de escova, uso de secadores, permanentes e clareamento. "Cabelos ressecados e com couro cabeludo seco precisam de mais condicionador que cabelos oleosos e sem danos, por exemplo". A causa do ressecamento não interfere na escolha do condicionador, uma vez que o cabelo esteja ressecado, todos os condicionadores terão ações semelhantes, mas aqueles que contêm proteínas ou peptídeos vão auxiliar ainda mais na reconstrução momentânea do fio. "É importante lembrar que o cabelo é uma estrutura morta, portanto essa hidratação vai durar apenas até a próxima lavagem, devendo ser repetida sempre."

3° - Cuidados na lavagem do cabelo
A indicação dos especialistas é que a temperatura da água seja de morna para fria no caso de cabelos ressecados. "Quando em contato com a água mais quente, a gordura que reveste o fio é removida, e ela é a responsável por deixar os cabelos sedosos". Além disso, a água muito quente abre a cutícula do cabelo, deixando-o mais suscetível ao sol, à poluição e a todos os outros agentes que ressecam os fios. "Com a temperatura do chuveiro mais amena, o couro cabeludo não produz mais sebo que o necessário, evitando inclusive que a raiz fique oleosa".

4° - Não esqueça as hidratações no salão
Cabelos ressecados precisam fazer hidratação e cauterização a cada 15 ou 30 dias, dependendo do ressecamento. "Pessoas que aplicam química no cabelo precisam de hidratações mais frequentes, ao passo que alguém que apenas sofre as ações da poluição pode adotar uma frequência menor". "A hidratação devolve a gordura aos cabelos, enquanto que a cauterização reconstrói as proteínas dos fios". Lembre-se sempre de aplicar produtos adequados ao seu tipo de cabelo e ao tipo de ressecamento. "Sabemos que a hidratação feita no salão é mais intensa e tem melhores resultados". Se optar apenas pela feita em casa, redobre os cuidados e faça o procedimento com mais frequência, até sentir que os fios estão recuperados. 
Produtos que eu amei e amo usar ...
1°- Tresemmé
2°- Elseve
3°- Bepantol (para hidratar)
4°- Fructis (óleo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário